NOTICIAS PRINCIPAIS

quinta-feira, 17 de maio de 2012

cerco policial em itaitinga

Os artefatos estavam sendo vendidos a ladrões de bancos. Três suspeitos acabaram presos na operação
Após vários ataques a bancos no Interior do Estado, com a utilização de explosivos, a Polícia cearense acredita ter chegado a um dos principais fornecedores dos artefatos para os criminosos. Na madrugada de ontem, cerca de uma tonelada e meia de explosivos foi apreendida em uma residência localizada na Rua Francisco David Barcelos, na comunidade de Angorá, periferia da cidade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A casa pertence a um homem de 62 anos, dono de duas pedreiras naquele Município. Neuton Pinheiro de Souza foi preso por agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), durante a operação que contou com o apoio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), através do seu grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), e de policiais do Pelotão do 14º BPM, de Itaitinga, sob o comando do subtenente PM Wellington Alves.

Bandido

Segundo o delegado Romério Moreira de Almeida, titular da DRF, para chegar ao local onde estavam armazenados os explosivos, a Especializada trabalhou em uma investigação sigilosa junto com a Coin após a descoberta da prisão, no Maranhão, do assaltante de bancos cearense Gilcélio da Costa Lima, conhecido como ´Tetinha do Reino´.

Conforme Almeida, ´Tetinha´ foi detido, em São Luís, juntamente com sua quadrilha após explodir uma agência bancária.

Em Itaitinga, as equipes da Coin e do Gate prenderam, na noite de terça-feira, a jovem Marcília Nascimento Feitosa, 24, namorada do assaltante. Ela havia ido ao encontro de Oselmo Freitas da Rocha, 31, o ´Selminho´, para comprar dois quilos de explosivos já prontos que haviam sido ´encomendados´ pelo seu namorado. Oselmo também foi detido durante a operação.

Por volta de 4 horas, o local foi cercado pelos PMs do Gate, sob o comando do subtenente Emerson. Quando o dia amanheceu, a Polícia ´invadiu´ a casa e encontrou o que procurava. Cerca de uma tonelada e meia de nitrato de amônia, um artefato conhecido como emulsão explosiva, similar à dinamite. O material totalizou 1.500 quilos, distribuído em 30 sacos, cada um deles pesando cerca de 50 quilos.

Também foram localizados na residência, aproximadamente dois mil metros de cordel detonante, mil metros de estopim, sete estojos de pólvora negra, além de 44 retardos, contendo 88 espoletas.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel PM Francisco José Bezerra Rodrigues, acompanhou todo o desenrolar da operação e, pela manhã, compareceu ao local juntamente com os comandantes do BpChoque, major Alexandre Ávila; e do Gate, capitão PM Antônio Cavalcante; além do delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos de Araújo Dantas, e peritos.

Explosão

Especialista no assunto, com curso sobre explosivos feito nos Estados Unidos, o secretário revelou que o material confiscado na residência era suficiente para explodir até edifícios. Poderia causar uma tragédia tão intensa semelhante ao que ocorreu no atentado na cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, em 19 de abril de 1995, ocasião em que o terrorista Tothy McVeigh explodiu um prédio federal, matando 168 pessoas e ferindo gravemente outras 500. Segundo Bezerra, o material encontrado, ontem, em Itaitinga, é do mesmo tipo usado no atentado nos EUA.

A DRF aprofunda a investigação, mas já sabe que os explosivos estavam sendo vendidos a assaltantes. Romério Almeida lembrou que, neste ano, cinco bancos foram explodidos no Ceará e 49 bandidos presos.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA

Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário