NOTICIAS PRINCIPAIS

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Iguatu alcança 100 dias sem registrar nenhum homicídio na zona urbana

A violência urbana, principalmente quando se trata de homicídios, tem se tornado uma das grandes preocupações da sociedade nos dias de hoje. A migração do homem do campo para as cidades, causando um crescimento desordenado, bem como aumentando os índices de desemprego, tem sido um fator importante que contribui para aumentar a violência nos grandes centros. Iguatu, apesar de contar com uma população que gira em torno de 100.000 habitantes, vem tentando baixar os índices de violência, sendo que hoje, dia 08/05/12 (terça-feira), já alcança 100 dias sem registrar nenhum crime de homicídio na sua zona urbana. Os três últimos registros de homicídios em Iguatu ocorreram no mês de Janeiro, nos dias 16, 27 e 28. No ano passado, nesse mesmo período, ou seja, de janeiro a maio, foram registrados 07 homicídios, o que corresponde a uma queda de 57%.

 No tocante à operacionalidade, o trabalho ostensivo preventivo, proativo e repressivo que vem sendo incansavelmente desenvolvido pelos policiais militares do Ronda do Quarteirão, dando ênfase às abordagens tanto a pessoas quanto a veículos em atitudes suspeitas, fazendo apreensões de armas e drogas, fechando bocas-de-fumo, consequentemente desarticulando o crime organizado no seu nascedouro na cidade de Iguatu, tem registrado o resultado seguinte: média de 6,5 armas apreendidas por mês, 1,5 armas por semana, isso em toda área de abrangência RONDA (Iguatu, Acopiara e Icó), sendo 60% dessas apreensões de armas são feitas em Iguatu.

Vale ressaltar, também, que a zona urbana de Icó atingiu quase 200 dias sem registro de homicídios, sendo quebrado esse longo período no último dia 23 de abril, quando um homem foi assassinado com disparos de arma de fogo em dos bairros daquela cidade.

Aliada à operacionalidade, no anseio pela busca da paz social, desejo fundamental de toda pessoa de bom senso, as visitas comunitárias também vem se intensificando nos últimos meses, com o objetivo de prevenir a criminalidade e a violência, fortalecer e estreitar a relação entre polícia e comunidade, criar referência de segurança para a sociedade e estabelecer relação de confiança recíproca entre polícia e sociedade.

Somando-se a essas duas linhas de ações (operacionalidade e visitas comunitárias) do Ronda do Quarteirão, o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), com olhar no futuro, também vem desenvolvendo um trabalho extremamente importante nas escolas públicas estaduais e municipais, que tem como objetivo que crianças com idade entre 9 e 12 anos, do ensino fundamental, sejam “vacinadas” contra o uso de drogas, afastando-as das mãos de traficantes. Anualmente são formadas pelo PROERD nos municípios de Iguatu, Acopiara, Quixelô, Icó, Orós, Mombaça e Piquet Carneiro, cerca de 6.000 crianças.

Fonte: Ronda - Iguatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário