NOTICIAS PRINCIPAIS

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jacarandá é cortado para a bandeira de Santo Antônio

A árvore de três troncos teve um deles retirado para servir à tradição de festejar o padroeiro da cidade caririense
Barbalha Foi dada a partida para os festejos alusivos a Santo Antônio, neste município, com o corte do pau da bandeira, uma árvore jacarandá de 23 metros com quase 3 toneladas. Ontem pela manhã, centenas de carregadores entraram mata adentro, no Sítio São Joaquim, a 6 quilômetros da cidade, para seguir um ritual de mais de oito décadas. Mesmo num dia da semana, para evitar degradação ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA), da Chapada do Araripe, não é possível conter a forte tradição e evitar a grande participação popular no ritual do corte. O mastro da bandeira permanece na "cama do pau", local nas proximidades de onde foi retirado, para secar até a abertura da festa, dia 3 de junho.

Todo o trajeto foi acompanhado por analistas ambientais, representantes do Poder Judiciário e da própria administração, no intuito de fazer cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), além da comissão organizadora do cortejo.

Antes de chegar a árvore para o corte, cerca de 300 pessoas seguiram mais de um quilômetro no Sítio São Joaquim, para deixar uma imagem do santo casamenteiro depositado em um angico, árvore frondosa também na APA. No local, um Pai Nosso e o pedido de proteção ao padroeiro de Barbalha.

A aglomeração dos carregadores começa a partir das 6 horas, no mercado público da cidade. No local tomam o caldo, que irá fortalecer o grupo para as próximas horas. Em seguida, todos seguem para a Matriz de Santo Antônio onde acontece a bênção para então saírem em cortejo pelas ruas. Os fogos de artifício dão passagem e anunciam por toda da cidade o clima dos festejos. Jovens, mulheres, crianças, novatos e veteranos fazem questão de dar o tom das comemorações. O sagrado e o profano se misturam no ritual.

Segundo o capitão do pau da bandeira, Rildo Teles, que há 12 anos está à frente do evento, a escola da árvore obedece um critério ambiental e também relacionado à festa. "Tem que ser uma árvore pesada que simbolize o sacrifício dos participantes, que vem até o local com a fé no santo. É uma tradição, e a força para levar o tronco até o Centro da cidade, no dia da abertura dos festejos, vem da fé das pessoas", diz ele.

O capitão é o líder do grupo, escolhido pelos próprios participantes para serem comandados. De acordo com Rildo Teles, é uma função que envolve a responsabilidade de orientar o grupo quanto a melhor forma de se conduzir no trajeto, até o comportamento dos integrantes dentro da área do corte. Antes do jacarandá receber o primeiro golpe de machado, dado pelo capitão, há um momento de preparação do grupo, principalmente por a árvore ter uma história para o falecido dono do sítio, Joaquim Teles, que pedia que preservasse sempre a planta e só cortasse no momento em que estivesse frondosa. A árvore de três troncos teve um deles retirado para os festejos.

O trajeto dos carregadores teve o acompanhamento da analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Flávia Regina Domingos. Segundo ela, já houve todas as autorizações devidas e as árvores estão demarcadas. O trabalho está voltado mais para conciliar a conservação do meio ambiente com as manifestações culturais da região. Os técnicos fazem a avaliação de como é feito o corte e o tipo de degradação que ocorre na área, no intuito de embasar e dar orientações técnicas de como deve ser realizado o reflorestamento no local.

"Temos, junto com o Ministério Público Federal, a obrigação de apresentar orientações técnicas para recuperação da área, para não ser degradada na atividade", explica. Cerca de 120 árvores serão utilizadas no replantio do local e nas proximidades da área degradada.

Além de um novo jacarandá, árvores comuns à vegetação do Sítio São Joaquim serão cultivadas. Segundo a analista ambiental, será verificada uma data específica, em um momento propício para o replantio, de acordo com o que foi estabelecido pelo TAC. Ano passado, também foi replantada na área a mesma quantidade de mudas.

Casamenteiro
A área do corte foi georeferenciada e até o ano de 2014 e novas árvores foram demarcadas. Rildo Teles afirma que no próximo ano, novas árvores deverão ser demarcadas no Sítio Flores, outra área onde ocorre cortes de árvores para servir de mastro do pau da bandeira para os próximos festejos.

Até o dia da festa a árvore deverá ficar mais leve, depois de secar na cama do pau. Enquanto isso, os desejosos de casar aproveitam casquinhas do tronco para fazer o chá e pedir ao santo casamenteiro que o par chegue o maior rápido possível.

Mais informações:
Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha,
Rua da Matriz 25, Centro
Região do Cariri
Telefone : (88) 3532.1708

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER

 Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário