NOTICIAS PRINCIPAIS

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Projeto do jornal A Comunidade incentiva a publicação de Cordeis em Iguatu

O Poeta Barbosa Filho juntamente com a Diretora do Jornal A Comunidade e equipe organizadora do evento da Biblioteca Publica Municipal de Iguatu.

A fim de contribuir com a difusão da literatura através da publicação de cordéis de autoria de poetas locais e da região, aconteceu na ultima sexta-feira, 04, na Escola Maria Pacifico Guedes, no Centro de Iguatu, o lançamento da III edição do projeto “A Comunidade da Literatura” idealizado pela editora do Jornal A Comunidade, Lucinete Alves, integrando a programação alusiva aos nove anos de fundação do referido periódico que circula mensalmente no município. Na ocasião o poeta cordelista Barbosa Filho foi o terceiro poeta a ter uma obra literária em cordel lançado pelo projeto com o apoio das empresas: Iguatu.net / Casa Siloé/ Zenir Móveis e Caixa.
O cordelista Barbosa Filho, falou da importância desse momento dizendo se sentir honrado em contribuir com o incentivo à cultura por meio do lançamento do Cordel com poesias de sua autoria na Escola Maria pacifico Guedes, “Lucinete através do jornal A Comunidade tem dado um grande apoio à educação estimulando a leitura por meio de vários projetos e em especial a cultura através deste grandioso projeto”, ressaltou.
Na oportunidade, Lucinete Alves explicou alguns pontos do projeto o que objetiva resgatar a cultura popular através do lançamento de livros em formato de cordel. “O Jornal A Comunidade dentro dos seus nove anos de criação não só pensou em publicar a noticia. Temos projetos voltados para o incentivo à educação e a cultura, na verdade o que nos falta são os recursos necessários para o andamento dos mesmos. Porem neste momento mim sinto muito feliz, por estar ao lado de pessoas que acreditam em nosso trabalho, só tenho a agradecer aos patrocinadores sem os quais não seria possível se concretizar a realização da 3ª Edição do projeto ‘A Comunidade da Literatura’ com o lançamento do Cordel: EM VERSOS de autoria de um poeta Barbosa Filho. Também agradeço a Esaú Lobo, Diretor da Biblioteca Municipal, porém por motivo de força maior não possível o lançamento acontecer como estava previsto, mais o mesmo por meio do professor George providenciou tudo para que a realização deste evento. Agradeço também a diretora da Escola Mauricia Ferreira que muito embora não participando da solenidade por estar em reunião em outra sala, disponibilizou uma sala para que o Poeta Barbosa Filho e o jornal A Comunidade pudesse proporcionar aos alunos este importante momento o qual enriquece de forma simples a nossa Cultura Popular com o lançamento do Cordel” – ressaltou Lucinete Alves.
Na oportunidade a mesma também lembrou que a iniciativa do jornal só é possível ser uma realidade graças aos incentivos financeiros dos empresários e amigos que tem contribuído para o desenvolvimento do município em todos os aspectos, principalmente na área da cultura.
“Vale ressaltar que ainda falta muito e como falta para que a Cultura na Terra da Telha conquiste seus verdadeiros espaços, apesar dos esforços da Secretaria de Cultura do Município e outras Instituições, como Sesc / CDL / imprensa, ainda não se consegue colocar no coração das pessoas a importância de que uma cultura fortalecida possa engrandecer a todos e tornar a cidade mais bela e rica. Conclusão: existem muitas formas da gente compreender que as portas de algumas Instituições ou empresas estão fechadas para a cultura em nossa querida Iguatu” – enfatizou, Lucinete Alves, Diretora Chefe do jornal A Comunidade, Proponente do Projeto: “A Comunidade da Literatura”.
Texto e Foto: Rosbelle Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário