NOTICIAS PRINCIPAIS

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Radialista ´Mução´ preso acusado de pedofilia

/Diário do nordeste/

Além de ´Mução´, 31 pessoas foram detidas em 11 estados e no Distrito Federal. Ação teve apoio da Interpol

O radialista Rodrigo Vieira Emerenciano, o ´Mução´, foi preso, ontem, no bairro Meireles, nesta Capital, por agentes da Polícia Federal. O comunicador, natural do Rio Grande do Norte, é um dos suspeitos de integrar uma quadrilha que compartilhava material de pornografia infantil na internet. Até o fim da noite de ontem, ele permanecia preso na carceragem da PF, mas pode ser transferido para Pernambuco.


No fim da tarde de ontem, o advogado do radialista, Waldir Xavier, deu entrevista na porta da PF e alegou que seu cliente não tem nenhum envolvimento no crime e que o computador dele pode ter sido usado por outra pessoa FOTO: KIKO SILVA

O advogado do radialista, Waldir Xavier, disse, ontem, que "tudo não passou de um mal entendido. Tudo será esclarecido e ficará comprovado que o meu cliente não tem envolvimento com essas pessoas", afirmou.

Xavier considerou a possibilidade do computador de ´Mução´ ter sido usado por outra pessoa. "Ele está tranquilo porque sabe que não tem nenhum envolvimento com isso", disse. O advogado afirmou que ingressará com um pedido de habeas corpus para o radialista hoje.

A Assessoria de Comunicação da PF no Ceará não confirmou a prisão do radialista. Segundo o órgão, a ´Operação DirtyNet´, em Fortaleza, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária. Durante o cumprimento das ordens judiciais, outras duas pessoas acabaram presas em flagrante pelos agentes federais.

Prisões

Além do humorista, outras 31 prisões ocorreram no Rio Grande do Sul (duas em Porto Alegre, uma em Esteio e duas em Santa Maria), Minas Gerais (três prisões), Paraná (uma em Foz do Iguaçu), São Paulo (uma na capital), Rio de Janeiro (duas na capital), e Espírito Santo (uma na Grande Vitória).

A PF começou a monitorar a quadrilha há seis meses através de redes privadas de compartilhamento de arquivos. Os suspeitos atuavam no anonimato. Os arquivos compartilhados pela quadrilha continham cenas de adolescentes com até 12 anos, crianças e bebês em contexto de abuso sexual.

Rede

As fotos não eram vendidas, mas trocadas entre os usuários. Segundo a Polícia Federal, 97 estrangeiros e 63 brasileiros participariam da rede de pedofilia, trocando material contendo cenas de sexo explícito com crianças e adolescentes. Em todo o Brasil, 49 pessoas foram identificadas pelos agentes. A PF afirmou ainda que o humorista teve a prisão temporária decretada pela Justiça Federal no Estado de Pernambuco.

"Ele ficará preso por cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, mas acredito que, pela materialidade das provas, a prisão temporária poderá ser transformada em preventiva", afirmou a delegada que está a frente do caso, Kilma Caminha. A PF ainda não decidiu se ´Mução´ será transferido para Recife nesta semana. (Com informações do G1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário