NOTICIAS PRINCIPAIS

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brasil vence Coreia e volta à final olímpica depois de 24 anos

Robson Roque

Rômulo marcou gol do Brasil aos 38min do primeiro tempo contra a Coreia (Foto: Ricardo Matsukawa/Terra)
Com folgas a Seleção Brasileira masculina de futebol venceu a Coreia do Sul nesta terça-feira e disputará novamente uma final olímpica, o que não acontecia desde os jogos de Seul em 1988. Com os 3 a 0, o Brasil classificou-se para enfrentar o México na grande final, no próximo sábado às 11h00 (horário de Brasília).

A Coreia começou tomando a iniciativa na partida. 
Aos 11min, Sungyueng Ki cobrou escanteio, a bola  cruzou toda a pequena área para Kim Bolyung cabecear, mas a zaga brasileira tirou. Depois, foi a vez de o próprio Sungyueng, no lance seguinte, desperdiçar boa oportunidade para os asiáticos.

Os sul-coreanos ainda tentaram mais duas vezes com Ji Dongwon, finalizando de meia distância, porém sem sucesso. De ver o adversário jogar a Seleção acordou e passou a crescer na partida. Primeiro, Leandro Damião pegou sobra em chute de longe e arrematou, por pouco não abrindo o placar.

Depois, novamente Leandro Damião recebeu e dividiu com o goleiro, abola sobrou para Alex Sandro finalizar por cobertura. O zagueiro Kim salvou em cima da linha. O gol brasileiro não demorou a sair. Aos 38min, Neymar lançou Oscar, que se infiltrou entre os zagueiros e tocou para Rômulo chutar rasteiro, deslocando o goleiro sul-coreano Lee, abrindo o placar no Old Trafford.

Na etapa complementar, o Brasil ampliou logo aos 14min. Neymar, em tarde inspirada, recebeu de Marcelo na ponta esquerda, carregou e devolveu para o lateral-esquerdo, que furou e deixou para Leandro Damião, sozinho, tocar no canto do goleiro sul-coreano.

A partir daí, o jogo esfriou. Totalmente superior no confronto, a Seleção Brasileira passou a administrar o resultado, sob gritos precoces de "olé" vindos das arquibancadas do Old Trafford. E, em bela jogada de Neymar, que passou pela zaga toda e tocou para Oscar, de novo Damião recebeu passe na área e ampliou o placar.

Empolgando o público, o Brasil ainda teve outras chances de ampliar, mas manteve o 3 a 0 no placar e também a média de três gols marcados por partida nos Jogos Olímpicos. Na decisão, os comandados de Mano Menezes terão a difícil missão de vencer o México, que, mesmo com uma base diferente da utilizada na Olimpíada, venceu amistoso contra os brasileiros antes da competição por 2 a 0.

FICHA TÉCNICA

COREIA DO SUL 0 X 3 BRASIL
COMPETIÇÃO: Jogos Olímpicos (Londres)
DATA: 07/08/2012
LOCAL: Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)
GOLS: Rômulo, aos 37min do primeiro tempo, Leandro Damião, aos 11min e aos 19min do segundo
ÁRBITRO: Pavel Kralovec (CZE)
AUXILIARES: Martin Wilczek e Antonin Kordula (ambos da CZE)
GOLS: 
Rômulo (BRA) 38/ 1T, Leandro Damião (BRA) 14 E 19/ 2T
COREIA DO SUL

Lee; Oh Jaesuk, Yun Sukyoung, Kim Younggwon e Hwang; Ki Sungyueng, Kim Bokyung, Ji Dongwon (Baek), Nam Taehee e Koo Jacheol (Jung Wooyoung); Kim Hyunsung (Park Chuyoung)
Técnico: Myung Hong
BRASIL

Gabriel; Rafael, Thiago Silva, Juan (Bruno Uvini) e Marcelo (Hulk); Sandro, Rômulo, Oscar e Alex Sandro; Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato)
Técnico: Mano Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário