NOTICIAS PRINCIPAIS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FLAMENGO: Torcida organizada é suspensa dos estádios

O Ministério Público do Rio (MPRJ) anunciou ontem a suspensão por seis meses da Torcida Jovem do Flamengo (TJF) dos estádios de futebol de todo o País, em resposta ao assassinato do vascaíno Diego Martins Leal no último dia 19.

A decisão respeita o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o MPRJ e as torcidas organizadas dos grandes clubes cariocas no ano passado.

Os membros da TJF não poderão frequentar os estádios com camisas, bandeiras e faixas referentes à torcida organizada, além de portar instrumentos musicais. Os torcedores, porém, não estão impedidos de ir aos jogos do Flamengo, desde que estejam descaracterizados como membros da uniformizada. O descumprimento de qualquer obrigação implicará multa de R$ 5 mil, além de novas suspensões.

Ao admitir a suspensão por seis meses e assinar o compromisso, a torcida organizada evitou o ajuizamento de Ação Civil Pública (ACP), que poderia resultar em seu banimento por até três anos, de acordo com o Estatuto do Torcedor.

Na semana passada, a organizada Força Jovem do Vasco recebeu a mesma suspensão em decorrência do assassinato do flamenguista Bruno Saturnino, em maio. Um inquérito investiga se a morte de Diego foi uma retaliação ao ataque a Bruno.

Essas foram as duas mortes por violência de torcedores registradas durante o deslocamento até jogos de futebol no Rio desde a assinatura do TAC, em junho de 2011. Desde junho do ano passado, já foram aplicadas 22 suspensões a torcidas organizadas que se envolveram em episódios violentos.

<< materia publicada em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1175454 >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário