NOTICIAS PRINCIPAIS

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ASSALTO A BANCO: Quatro bandidos mortos após assalto com reféns

A quadrilha sitiou a cidade de Palhano, fez dois PMs reféns, mas acabou cercada e trocou tiros com o Cotar
Quatro bandidos mortos, outros três capturados e a apreensão de várias armas de fogo, entre elas, pistolas e um fuzil. Este foi o resultado de um cerco policial na região compreendida entre os Municípios de Palhano e Beberibe. Tudo isto aconteceu logo após uma quadrilha ter atacado a primeira cidade, na tarde de ontem. O bando metralhou a sede do destacamento policial, fez dois PMs reféns e, ainda, explodiu os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil.

Nas portas de vidro do BB da cidade de Palhano, marcas de tiros foram deixadas no primeiro dos três assaltos na agência em apenas um ano FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR

O ataque em Palhano (a 150Km de Fortaleza) ocorreu no estilo ´novo cangaço´. Os ladrões se dividiram em dois grupos e atacaram, ao mesmo tempo, o prédio do contingente da Polícia Militar e a agência do BB, utilizando explosivos para destruir os caixas. Na fuga, levaram dois soldados como reféns, que, depois, foram abandonados numa estrada de terra.

Tiroteio
Segundo a Polícia, parte dos assaltantes que invadiu na agência do BB estava vestindo ternos. Os demais usavam capuzes e empunhavam armas de grosso calibre. Funcionários da agência, clientes e seguranças foram facilmente dominados no banco, enquanto dois PMs eram mantidos reféns no Destacamento e, em seguida, foram usados como ´escudo humano´ na hora da fuga. A quadrilha estava dividida em dois veículos.

O confronto com a Polícia, segundo informações do 1º BPM (Russas), até por volta das 22 horas, teria ocorrido nas cercanias do distrito de Serra do Félix, no Município de Beberibe. Os assaltantes em fuga se depararam com duas patrulhas do Comando Tático Rural (Cotar), pertencente ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), sob o comando do tenente PM Rafael Sidrim. Houve uma intensa troca de tiros entre os militares e os criminosos fortemente armados. Quatro deles teriam morrido no local, enquanto outros três acabaram presos. Segundo o comandante da PM, coronel Werisleik Ponte Martins, pelo menos, três pistolas e, provavelmente, um fuzil, foram recolhidos no local. A Polícia não informou se o dinheiro roubado do BB de Palhano foi recuperado.

Repetição
Esta foi a terceira vez, em apenas um ano, que a cidade de Palhano acabou atacada por assaltantes de bancos. O primeiro assalto aconteceu no dia 30 de novembro de 2011, quando os criminosos invadiram a agência do BB, fizeram vários reféns e levaram todo o dinheiro que havia ali.

Tiros foram disparados no interior do prédio, deixando marcas também nas portas de vidro da agência.

O segundo assalto aconteceu no dia 6 de junho último, quando criminosos utilizaram explosivos para destruir os caixas. Contudo, fugiram sem roubar nada.

Ontem à tarde, já perto do fim do expediente bancário, as cenas se repetiram. A quadrilha sitiou a cidade e provocou atos de violência. Mas, desta vez, no entanto, o cerco policial foi rápido e eficiente. Reforços do 1º BPM (Russas) e dos destacamentos dos Municípios vizinhos, como Morada Nova, Beberibe, Aracati e do Comando Tático Rural (Cotar) foram mobilizados, culminando no confronto.

Prisões
Segundo o Comando-Geral da PM, hoje será concedida uma entrevista coletiva para que sejam fornecidos à Imprensa detalhes da operação. O comandante do BPChoque, major PM Alexandre Ávila, se dirigiu ao local. Neste ano, 108 pessoas foram presas no Ceará por assaltos a bancos.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA

Materia publicada no Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário