NOTICIAS PRINCIPAIS

sábado, 26 de abril de 2014

CEDRO-CE: O NAIP - COORDENADO PELO CEDRENSE NIPÔNICO BEZERRA JÁ EFETUOU MAIS DE QUARENTA PRISÕES DE TRAFICANTES E HOMICIDAS EM IGUATÚ E REGIÃO

MAIS DE QUARENTA PESSOAS FORAM PRESAS EM OPERAÇÕES EM IGUATU E REGIÃO DESDE A SUA CRIAÇÃO EM 14/04/2013.



Criado há um ano, no dia 14 de Abril de 2013, pelo delegado regional de Iguatu, Dr. Agenor Freitas de Queiroz, o Núcleo de Análise e Inteligência Policial (NAIP), em apenas um ano de existência, prendeu dezenas de  pessoas envolvidas com os crimes de tráfico de drogas, pistolagens e foragidos da Justiça.

A primeira Operação de Inteligência realizada pelo Núcleo foi batizada por “Operação Tornado”, que desarticulou uma quadrilha em Iguatu com ramificações em Juazeiro do Norte, sendo que, 15 pessoas foram presas nesses municípios.

Na cidade de Jucás os policiais civis do NAIP investigaram uma quadrilha especializada no comércio de drogas, com ramificações em Iguatu, Icó, Cariús e Cedro, sendo o grande fornecedor das drogas para essa quadrilha, um individuo residente na Zona Rural do município de Cedro (nome preservado). Nessa Operação (Operação Tolerância Zero), foram presas 14 pessoas acusadas de envolvimentos com a venda de drogas.  

No município de Acopiara na “Operação Anaconda”, o NAIP desenvolveu um trabalho de inteligência que conseguiu identificar membros de uma quadrilha internacional de tráfico de drogas entre o Paraguai e a cidade cearense de Acopiara, chefiada pelo detento Marcilio Alves Feitosa (Tranca), e que resultou na prisão de 06 seis pessoas entre os municípios de Acopiara e Fortaleza. Nessa investigação, o Núcleo de Inteligência, ainda, esclareceu que o chefe dessa organização (Tranca) teria mandado assassinar mãe e filha no Bairro Quintino Cunha em Fortaleza.  

Novamente na cidade de Jucás, na “Operação Conexão Jucás/Cariús”, a inteligência identificou atividades criminosas voltadas para o comércio de drogas e homicídios por acertos de contas, então passou a investigar e identificou mais uma quadrilha atuante em Jucás, comandada pelo detento Luiz Alves da Silva (Luiz de Inocêncio), o qual se utilizava dos irmãos para viabilizar o comercio de drogas em Jucás, por isso, essa quadrilha ficou conhecida por “Quadrilha dos Irmãos Inocêncio”. Nessa Operação foram presas 05 cinco suspeitos por envolvimento com a quadrilha.

Não só no combate as quadrilhas atuantes no comércio de drogas, mas também em crimes de pistolagem e foragidos da Justiça. O esclarecimento das mortes de Paulo Sergio e Cleirton Mendonça foi realizado pelo NAIP, o que resultou na prisão do suspeito Anastácio de Oliveira Lopes na cidade catarinense de Blumenau. Em seguida o serviço de inteligência em parceria com o DETRAN de São Paulo, identificou um registro de um automóvel do foragido da cidade cedrense, Bonfim Victor de Lima, o que culminou com sua prisão na cidade de Itapecerica da Serra. 


Os trabalhos do NAIP são Supervisionados pelo delegado regional Agenor Freitas de Queiroz e Coordenado pelo inspetor Nipônico Bezerra. Todo esse trabalho foi feito pelos policiais civis com muita força de vontade, pois estamos há mais de um ano estamos sem receber diárias da Polícia Civil, sendo essa ajuda de custo essencial para o desenvolvimento das investigações, mas nem por isso estamos fazendo corpo mole, entretanto, se pudéssemos contar com o apoio da cúpula da Polícia Civil, os trabalhos iriam fluir e mais pessoas envolvidas na criminalidade iriam parar atrás das grades, finalizou o inspetor Bezerra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário